62% dos imóveis vistoriados apresentam irregularidades na caixa de gordura.

O Trato por Laguna é um programa de diagnóstico, orientação, fiscalização e sensibilização dos moradores com o objetivo de regularizar a ligação das residências à rede de esgoto da Casan.

Em execução desde o dia 18 de janeiro, o programa realizado pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e executado pela empresa JPR Ambiental, já vistoriou em torno de 760 imóveis.

Os problemas sanitários mais comuns detectados pelo programa, correspondendo a 62% das vistorias, estão relacionados à irregularidades na caixa de gordura, desde equipamentos lacrados, ausentes ou em desacordo com a Norma técnica de sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução (NBR 8160/99).

Pias da cozinha e churrasqueira, máquinas de lavar louça precisam ter suas respectivas saídas conectadas na caixa de gordura para reter a gordura proveniente da manipulação de alimentos. Gordura jogada no esgoto causa o entupimento das redes públicas.

Além de ter o dispositivo instalado, é necessário que o mesmo possua o tamanho correto como recomenda a NBR 8160/99 e que seja realizado manutenção e limpeza com freqüência.

Durante as vistorias do Trato por Laguna, são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço. Os técnicos também avaliam pontos de coleta das águas pluviais, como ralos, calhas (externas e embutidas) e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno e piscinas, que não podem estar conectados à rede pública de esgotamento sanitário.

A equipe do programa está identificada com crachás, uniforme e cumprindo todos os cuidados de prevenção demandados pela pandemia do novo coronavirus. As vistorias podem ser agendadas através do whatsApp 996117706.