Trato por Laguna tem início no município

Através do Trato por Laguna, a Casan se propõe a ampliar os serviços de orientação, diagnóstico e fiscalização das ligações de esgoto em imóveis localizados na região

O Trato por Laguna é um programa de diagnóstico, orientação, fiscalização e conscientização dos moradores com o objetivo de regularizar a ligação das residências à rede de esgoto da Casan. O esgoto não tratado pode contaminar solos e os mananciais de água causando doenças e afetar o meio ambiente.

A Casan vem ampliando seu Sistema de Esgoto Sanitário em Laguna com o objetivo de coletar e tratar todo o esgoto da cidade. A Estação de Tratamento de Esgoto da Casan, atinge mais de 90% da depuração do esgoto recebido e melhorando a qualidade de vida da população. Através do Trato por Laguna, a Casan se propõe a liderar os serviços de fiscalização e diagnóstico de ligações de esgoto em imóveis localizados na região.

O Trato por Laguna prevê a realização de mais de cinco mil vistorias em diversos bairros do município, conversando com moradores e conscientizando os donos de imóveis do ideal tratamento para a rede de esgoto. O programa conta com o apoio da Vigilância Sanitária e Prefeitura de Laguna sendo executado pela JPR Ambiental, empresa responsável pelo Trato por Laguna. “As equipes do Trato por Laguna irão de casa em casa verificar se a ligação de esgoto do seu imóvel está regular e como resolver caso não esteja”, destacou o Engenheiro Coordenador do Trato Rodrigo Becker.

O Chefe da Agência da Casan em Laguna, Diego Rodrigues Medeiros destaca que o Trato reduzirá irregularidades constatadas nas vistorias. “Este projeto pretende envolver toda a sociedade. A conscientização da população é fundamental para o sucesso das ações em prol do saneamento da região”.

A Rede de esgoto da Casan atende em torno de 67% da cidade e a estação de tratamento trata 3.000m³ de esgoto por dia. ”Esse empreendimento só se transformará em um benefício à saúde pública se os proprietários fizerem a adequada ligação de seus imóveis à rede de esgoto que está sendo implantada”, ressalta Yhago Nivaldo Marques, Chefe do setor operacional de esgoto.

A equipe do programa estará identificada com crachás, uniforme e EPI’s e qualquer dúvida poder ser tirada na sede do programa, na Av. Senador Gallotti, 800 Edifício Fernando de Noronha, sala 02 no Mar Grosso. O telefone para contato que atende por WhatsApp também é (48) 9 9611-7706 ou pelo e-mail é tratoporlaguna@gmail.com. “Convidamos a todos a participarem do Trato por Laguna e pela melhoria do saneamento da cidade. Apenas com a ajuda da população conseguiremos tornar a cidade um lugar mais limpo e consciente ambientalmente para se morar”, complementa Rodrigo, Coordenador do projeto.